IPhone 5: A pergunta é, o que mudou?

O iPhone 5 é o que pode se chamar de uma grande evolução, embora não seja uma revolução. Seu design é um aperfeiçoamento do modelo anterior, muito mais fino e leve, além de sutilmente mais alto, com uma tela de 4 polegadas. No primeiro contato com o aparelho, é inevitável não ficar impressionado com seu peso de apenas 112 gramas, que dá a estranha sensação do smartphone ser "leve demais". Isso passa rápido e o que fica é a sensação de leveza, de não estar levando nada no bolso ou nas mãos.
Se a procura pelo iPhone 5 for alta, será que veremos gadgets para todos? Veja o que nossos usuários andam discutindo no fórum.
iPhone 5, agora com tela de 4 polegadas (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPhone 5, agora com tela de 4 polegadas (Foto: Allan Melo / TechTudo)
O que impressiona no design do iPhone 5 é o nível de cuidado com o acabamento, dignos de uma jóia ou um relógio de precisão. A classe do aparelho é compatível com seu custo no Brasil, a partir de R$ 2.399 (na versão com 16 GB de armazenamento), podendo chegar a R$ 2.999 (64 GB), dependendo da operadora e plano.
O iPhone 5 tem outros problemas além do preço: seu sistema - que não tem apresentado grandes evoluções -, a falta de compatibilidade com as redes 4G no Brasil, além da Siri, que ainda não sabe falar português. Outra questão foi a retirada do Google Maps e a introdução do Apple Maps no iOS 6, algo que desagradou a praticamente todos os proprietários do smartphone. Embora o novo app do Google Maps já tenha sido lançado na App Store, ainda não é possível deixá-lo como padrão no sistema. Assim, quando você clicar em um endereço em um e-mail, bloco de notas ou no browser, o iOS vai continuar abrindo o fraco Apple Maps.
O iPhone 5 é o primeiro smartphone da Apple com o conector lightning (Foto: Allan Melo / TechTudo)O iPhone 5 é o primeiro smartphone da Apple com o conector lightning (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Em nossos testes, vimos que a antena do iPhone 5 tem uma recepção superior a do 4S, o que na prática significa menos ligações perdidas; o sinal do GPS também foi melhorado. O iPhone 5 usa cartões Nano-SIM, então prepare-se para pedir um novo para a operadora, ou então se arriscar a fazer você mesmo esta delicada operação.
Design
Assim como a versão anterior, o iPhone 5 tem dois modelos: preto e branco. O modelo preto tem a lateral fosca e a quina brilhante, enquanto o branco tem a lateral prateada, também com acabamento fosco e detalhes brilhantes na quina. Na frente, pouca coisa mudou além da altura, agora com 123,8 mm, e a câmera frontal, que passou para o centro.
A câmera do iPhone 5 ganhou grandes melhorias, apesar de manter o número de megapixels da edição anterior (Foto: Allan Melo / TechTudo)A câmera do iPhone 5 ganhou grandes melhorias, apesar de manter o número de megapixels da edição anterior (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Na parte de trás do iPhone 5, a Apple deixou de lado o vidro, que agora cobre apenas as antenas Wi-Fi e de rede celular, no topo e na parte de baixo do aparelho. O miolo da traseira é em metal, e a sensação nas mãos é excelente. O plug do fone de ouvido foi movido para a parte de baixo do iPhone, o que faz muito mais sentido na hora de colocar e retirar o aparelho do bolso. Os EarPods, novos fones de ouvido da Apple, contam com um design bem diferente e uma boa qualidade de áudio.
O tradicional conector de 30 pinos do iPhone 4S foi substituído pelo conector Lightning, que oferece um encaixe mais confiável e pode ser conectado de qualquer um dos lados. Para quem tem docks e acessórios compatíveis com o velho conector de 30 pinos, restam duas escolhas: comprar adaptadores ou então novos modelos.
O trabalho de Jony Ive e sua equipe deve ser muito elogiado, pois o iPhone 5 é uma obra de arte no quesito design: um objeto que dá gosto de ter e segurar nas mãos. Em sua versão preta, o dispositivo é quase minimalista, algo que lembra o monolito do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick.
A Apple também deixou o iPhone 5 mais fino (Foto: Allan Melo / TechTudo)A Apple também deixou o iPhone 5 mais fino (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Apesar de ser um aparelho feito com o máximo de precisão, o iPhone 5 também apresenta algumas falhas em seu design. O acabamento é suscetível a arranhões e pode descascar, o que fica mais evidente na versão preta. Portanto, é importante que você tome o máximo de cuidado para que ele não caia no chão, ou fique no mesmo bolso das suas chaves, por exemplo. A proteção com uma capa ou bumper é recomendável, mas infelizmente a Apple ainda não lançou modelos compatíveis com o iPhone 5, então o jeito é recorrer a outros fabricantes.
Tela
A tela do iPhone 5 tem 4 polegadas, contra as clássicas 3,5 do iPhone 4S, mas mantém a mesma largura. A reprodução das 16 milhões de cores no display é muito fiel e a tecnologia com iluminação traseira LED é bem mais brilhante do que a tela do 4S. O vidro ainda conta com a tecnologia Gorilla Glass, da Corning, mas todo cuidado é pouco para evitar arranhões.
O aumento da tela, apesar de não ser tão grande, faz uma imensa diferença na experiência de uso, deixando uma área extra na qual as notificações podem aparecer sem atrapalhar o que você está fazendo. Este é o primeiro iPhone widescreen 16:9 de verdade, portanto assistir a filmes e vídeos será algo realmente viável na tela com 4 polegadas. Digitar no teclado virtual com a tela na horizontal também ficou bem mais confortável.
No lugar do vidro, o iPhone 5 agora vem com uma traseira metálica (Foto: Allan Melo / TechTudo)No lugar do vidro, o iPhone 5 agora vem com uma traseira metálica (Foto: Allan Melo / TechTudo)
A resolução do iPhone 5 é de 1136 x 640 pixels, o que mantém a densidade de 326 ppi (pixels por polegada) do iPhone 4S, mas adiciona mais uma polegada, o que na prática significa uma nova linha de ícones e muito mais conforto na experiência de uso.
iOS 6
O iOS 6 foi uma ducha de água fria para quem esperava novidades no sistema mobile da Apple. O sistema, que mudou o mundo dos smartphones, não tem apresentado grandes evoluções nos últimos anos e basicamente se mantém o mesmo da versão anterior, com integração com Facebook e Twitter, além de outras alterações sutis, nem sempre percebidas pelo usuário.
É inegável que o iOS poderia e deveria ter mais recursos, especialmente os tão esperados widgets, que atualmente só aparecem na tela de notificações. Mas mesmo sem personalização, você tem a previsão de tempo e acompanhamento de ações na bolsa. A briga da Apple com o Google prejudicou os usuários do iPhone (e também do iPod Touch e iPad) durante um tempo, pois o Google Maps e o YouTube fazem muita falta. Felizmente, os aplicativos foram relançados na App Store, mas não são nativos do modelo.
A resolução da tela do iPhone 5 continua a mesma das edições anteriores (Foto: Allan Melo / TechTudo)A resolução da tela do iPhone 5 continua a mesma das edições anteriores (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Câmeras
A câmera de 8 megapixels do iPhone 5 é bem parecida com a do iPhone 4S, com a diferença de que a do lançamento tem maior sensibilidade em condições de baixa iluminação. A câmera do iPhone 5 tira excelentes fotos e pode substituir perfeitamente uma câmera digital para a maioria dos usuários.

A câmera frontal de 1,2 megapixels foi feita sob medida para chamadas em FaceTime e pode gravar vídeos com qualidade HD (720p), o que é uma grande evolução em relação à câmera frontal VGA do iPhone 4S.
Processador e capacidade
O processador A6 do iPhone 5 é um dual-core 1,2 GHz e funciona de maneira satisfatória, abrindo até mesmo os aplicativos mais pesados sem praticamente nenhum tempo de espera. Segundo a Apple, ele oferece o dobro do desempenho em gráficos, com maior eficiência na duração da bateria. Apesar de ser dual-core, o usuário não deve perceber a diferença em termos de desempenho se comparmos com outros tops de linha do mercado.

Embora mantenha a tradição de não contar com um slot para cartões de memória, o iPhone 5 tem versões em 16, 32 e 64 GB de capacidade, o que deve ser suficiente para a maioria dos usuários.
O iPhone 5 quase não guarda mais semelhanças com os primeiros modelos (Foto: Allan Melo / TechTudo)O iPhone 5 quase não guarda mais semelhanças com os primeiros modelos (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Conectividade
Como sabemos, o iPhone 5 não conta com conectividade 4G compatível com a banda usada no Brasil, portanto ele só vai funcionar como um smartphone 3G, pelo menos até a Apple lançar uma versão especial feita para o nosso mercado. A cobertura 4G no Brasil ainda é fraca, mas isto deve mudar nos próximos anos com os investimentos feitos para a Copa do Mundo. Seria interessante que um aparelho tão caro estivesse pronto para o futuro.

Conclusão

O iPhone 5 é um aparelho recomendável para quem procura um smartphone de excelente desempenho que roda um sistema operacional seguro e confiável. A tela de 4 polegadas é o ponto forte do aparelho, transformando a experiência de uso do usuário do iPhone 4S. Fica a torcida para que a Apple resolva logo a questão do suporte ao português do Siri.

 Ficha técnica

iPhone 5 (Foto: TechTudo) 
Por: Nick Ellis 
Redação -Techtudo 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário, logo mais estaremos postamos mais novidades.