VOANDO BAIXO - Parte I


 No post de hoje vou contar um pouco sobre a BMW,  uma marca alemã de motocicletas.
O ano era 1916, na cidade de Munique na Alemanha. Nessa época Bayerische Motoren-Werke ou Fabrica de Motores da Bavária ou apenas BMW como ficou conhecida. Produzia nada mais nada menos, que motores de avião, bem ou mal, as coisas estavam andando, ou melhor voando. Só que em 1918 foi proibida a produção de motores de avião na Alemanha, nessa época claro que muita gente pensou: 
 Nossa! E agora? Mal sabiam eles que impecilho foi a melhor coisa que poderia acontecer!

 Os caras não se abateram diante do problema, e uma pequena luz no fim do túnel surgiu sobre duas rodas, afinal já que não podiam voar no céu, resolveram voar baixo mesmo.
 

Foi então que em 1923 a BMW renasceu das cinzas e produzia a R32, a sua primeira moto. Tinha o motor Boxer com câmbio anexado e cardã. Na época foi um sucesso. Em meados de 1924 veio a R37, com um motor esportivo desenvolvido pelo engenheiro Rudolf Schleiche que obteve um tempo recorde na corrida de Mittnwalder Steig. 

A marca obteve também vitorias em vários campeonatos na Alemanha, Grã Bretanha e Itália. Como se não basta-se ainda obteve o recorde mundial de velocidade 261,75 Km/h em Munique.

 E foi em 1931 que a BMW lançou a R39, uma 250 monocilindro com 6,5 hp, nas Boxers, o motor tinha 750cc. Ja em 1935 era a vez da R12 e R17 e mais uma vez os caras inovaram trazendo o primeiro garfo telescópico com amortecimento hidráulico.


Semana que vem a gente continua....
Com a segunda parte da história do baú do Salema.
 
Por: Anderson Salema.  
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário, logo mais estaremos postamos mais novidades.