VOANDO BAIXO PARTE II


Nessa segunda parte, vamos voar baixo e conhecer como essa grande empresa conquistou o seu espaço.

Em meados de 1936 a BMW lançava a R5 com novo motor 500 DOHC, amortecedores reguláveis e quadro tubular, mas como se não bastasse em 1937 mais um recorde mundial dessa vez com o motor 500 com compressor, atingia a velocidade de 279,5 km/h. 
Em 1938 vinha a R51 mais confortável e segura graças a mais uma novidade, a suspensão traseira com isso a BMW mostrou que veio para ficar e engajou de vez nesse negócio de motos. 

Acreditem ou não O exército alemão resolveu fazer uma visitinha, mas para o alívio de todos desta vez não queriam fechar nada, na verdade eles estavam precisando de motos. Foi assim que surgiu a R75, a moto mais parecia um trator, tinha o quadro reforçado, sidecar e tração3x2. E pronto... aposentaram os cavalos... 


Em 1948 veio a R24, alguns anos depois em 1952 a R68. Mas outra novidade que veio em 1955, era a suspensão com braço oscilante. Nos anos 60 a BMW ganhava espaço nos EUA criou versões de 500 e 600cc. Mas foi em 1973 que a marca alemã comemorou 50 anos com uma produção de motocicletas de 500.000 unidades.

Ainda em 1973 a BMW lançou a R90S com caráter esportivo, carenagem e motor maior, e em 1976 essa a mesma moto vencia o campeonato US Superbike. Nesse mesmo ano lançaram a R100RS sport tourer testada em túnel de vento. Em 1978 com a R45 e R65 a marca alemã tinha 8 modelos, 980,797,649,599 e 473cc.

 Com o modelo R80G/S , a BMW entrou no Paris- Dakar no ano de 1980, e em 1983 ganhava seu primeiro título. 

É isso ai motomaniacos, se você gostou, acompanhe o desfecho na terceira parte da história dessa grande empresa, direto do baú do Salema. 

Por: Anderson Salema. 
Mecânico especialista em Motos 
Propietário da Scooby Doo Motos 


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