Nessa segunda parte, vamos voar baixo e conhecer como essa grande
empresa conquistou o seu espaço.
Em meados de 1936 a BMW lançava a R5 com novo motor 500
DOHC, amortecedores reguláveis e quadro tubular, mas como se não bastasse em
1937 mais um recorde mundial dessa vez com o motor 500 com compressor, atingia
a velocidade de 279,5 km/h.
Em 1938 vinha a R51 mais confortável e segura graças a mais
uma novidade, a suspensão traseira com isso a BMW mostrou que veio para ficar e engajou de vez nesse negócio de motos.
Acreditem ou não O exército alemão resolveu fazer uma
visitinha, mas para o alívio de todos desta vez não queriam fechar nada, na
verdade eles estavam precisando de motos. Foi assim que surgiu a R75, a moto
mais parecia um trator, tinha o quadro reforçado, sidecar e tração3x2. E
pronto... aposentaram os cavalos...
Em 1948 veio a R24, alguns anos depois em 1952 a R68. Mas outra
novidade que veio em 1955, era a suspensão com braço oscilante. Nos anos 60 a BMW ganhava espaço
nos EUA criou versões de 500 e 600cc. Mas foi em 1973 que a marca alemã comemorou 50 anos com uma produção de motocicletas de 500.000 unidades.
Ainda em 1973 a BMW lançou a R90S
com caráter esportivo, carenagem e motor maior, e em 1976 essa a mesma moto vencia o
campeonato US Superbike. Nesse mesmo ano lançaram a R100RS sport tourer testada
em túnel de vento. Em 1978 com a R45 e R65 a marca alemã tinha 8 modelos,
980,797,649,599 e 473cc.
Com o modelo R80G/S , a BMW entrou no Paris- Dakar no ano de 1980, e em 1983 ganhava seu primeiro título.
É isso ai motomaniacos, se você gostou, acompanhe o desfecho na terceira parte da história dessa grande empresa, direto do baú do Salema.
Por: Anderson Salema.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por deixar o seu comentário, logo mais estaremos postamos mais novidades.