Atendendo aos pedidos dos nossos
leitores, essa semana vamos abordar esse tema tão importante: A transmissão
final ou melhor vamos falar de Relação (como ela é mais conhecida).
E você motomaníaco, tem dado a devida
atenção à sua relação, aquela da moto lembra?
Existem motos que usam
transmissão por cardã outras por correia dentada, mas a que vamos falar hoje é
a transmissão por corrente. Existem várias marcas, modelos e combinações
diferentes, cada uma atende a uma marca, tipo, tamanho ou modelo de moto. Por
isso não adianta tentar colocar uma relação de CB 500 em uma CG 125 ou vice
versa, pois a mesma não vai caber, a não ser que você de uma de “Magayver” e
faça uma super, ultra, hiper, mega adaptação...
Ao comprar um kit de relação
fique atento se o mesmo contém: (corrente coroa e pinhão) muito barato porque
pode ser de um aço muito fraco, o mais recomendado é o aço SAE1045. O desgaste
da relação varia de acordo com o que você exige dela, se você carrega peso,
sobe muito morro, até mesmo o seu jeito de pilotar influencia no desgaste da
relação. Para que a sua relação seja duradoura e saudável, em todos os
sentidos, aqui vão as dicas do Salema:
Dica do Salema:
1) Na hora de trocar a relação é
recomendável que se troque o conjunto (corrente coroa e pinhão) por que a peça
nova não se encaixa direito na peça usada e em alguns casos podendo ocasionar a
quebra da corrente;
2) Nunca use retalhos de corrente,
pois ela pode quebrar na emenda, por outro lado, podemos diminuir o seu
tamanho, contanto que isso seja feito por um profissional e com a ferramenta
adequada;
3) Verifique sempre a folga da corrente que deve estar entre 15 e 25 mm, pois a corrente muito frouxa pode escapar e travar a roda. Mas cuidado para não esticar demais, pois a corrente muito esticada pode causar danos irreversíveis ao câmbio;
4) Ao regular a folga da corrente
cuidado para não deixar a roda desalinhada fazendo com que a coroa trabalhe de
lado forçando os elos da corrente de dentro para fora levando ao desgaste excessivo até a sua
ruptura;
5) Lave com querosene, na falta dele
utilize óleo diesel, enxágue com jato de água e lubrifique a cada 500 km;
6) Verifique se os dentes da coroa e
pinhão estão muito finos, se estiver troque o conjunto;
7) Puxe a corrente na parte que esta
envolvendo a coroa, se conseguir ver o dente da coroa inteiro troque o conjunto;
Em caso de dúvidas sempre consulte um
profissional experiente e evite fazer adaptações sem o devido conhecimento
técnico.
Bom amigos Motomaníacos, espero que
você cuide da relação da sua moto assim como você cuida da sua, com carinho e
atenção.
Qualquer dúvida faça sua pergunta, escrevendo
para nós ou deixando os eu comentário abaixo que teremos prazer em responder as suas
dúvidas.
Um forte abraço e até o próximo post.
Por: Anderson Salema.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos.
2 Comentários:
Muito legal a materia.
Vocês podem falar algo sobre motos antigas?
Abraços.
Caro motomaniaco,
A pedidos, ja estamos postando matérias sobre motos antigas e suas curiosidades, como seguinte matéria: http://mochileirogospel.blogspot.com.br/2013/03/voando-baixo-parte-i.html
A sua opnuião é sempre bem vinda.
Até o próximo;
Salema.
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