E a sua relação como esta?



Atendendo aos pedidos dos nossos leitores, essa semana vamos abordar esse tema tão importante: A transmissão final ou melhor vamos falar de Relação (como ela é mais conhecida). 

E você motomaníaco, tem dado a devida atenção à sua relação, aquela da moto lembra? 

 Existem motos que usam transmissão por cardã outras por correia dentada, mas a que vamos falar hoje é a transmissão por corrente. Existem várias marcas, modelos e combinações diferentes, cada uma atende a uma marca, tipo, tamanho ou modelo de moto. Por isso não adianta tentar colocar uma relação de CB 500 em uma CG 125 ou vice versa, pois a mesma não vai caber, a não ser que você de uma de “Magayver” e faça uma super, ultra, hiper, mega adaptação...

Ao comprar um kit de relação fique atento se o mesmo contém: (corrente coroa e pinhão) muito barato porque pode ser de um aço muito fraco, o mais recomendado é o aço SAE1045. O desgaste da relação varia de acordo com o que você exige dela, se você carrega peso, sobe muito morro, até mesmo o seu jeito de pilotar influencia no desgaste da relação. Para que a sua relação seja duradoura e saudável, em todos os sentidos, aqui vão as dicas do Salema:  
             
 Dica do Salema:
1) Na hora de trocar a relação é recomendável que se troque o conjunto (corrente coroa e pinhão) por que a peça nova não se encaixa direito na peça usada e em alguns casos podendo ocasionar a quebra da corrente;

2) Nunca use retalhos de corrente, pois ela pode quebrar na emenda, por outro lado, podemos diminuir o seu tamanho, contanto que isso seja feito por um profissional e com a ferramenta adequada;


3) Verifique sempre a folga da corrente que deve estar entre 15 e 25 mm, pois a corrente muito frouxa pode escapar e travar a roda. Mas cuidado para não esticar demais, pois a corrente muito esticada pode causar danos irreversíveis ao câmbio;

4) Ao regular a folga da corrente cuidado para não deixar a roda desalinhada fazendo com que a coroa trabalhe de lado forçando os elos da corrente de dentro para fora  levando ao desgaste excessivo até a sua ruptura;

5) Lave com querosene, na falta dele utilize óleo diesel, enxágue com jato de água e lubrifique a cada 500 km;

6) Verifique se os dentes da coroa e pinhão estão muito finos, se estiver troque o conjunto;

7) Puxe a corrente na parte que esta envolvendo a coroa, se conseguir ver o dente da coroa inteiro troque o conjunto;

Em caso de dúvidas sempre consulte um profissional experiente e evite fazer adaptações sem o devido conhecimento técnico.

Bom amigos Motomaníacos, espero que você cuide da relação da sua moto assim como você cuida da sua, com carinho e atenção.

Qualquer dúvida faça sua pergunta, escrevendo para nós ou deixando os eu comentário  abaixo que teremos prazer em responder as suas dúvidas.

Um forte abraço e até o próximo post.


Por: Anderson Salema. 
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos.




2 Comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a materia.
Vocês podem falar algo sobre motos antigas?

Abraços.

Scooby Motos disse...

Caro motomaniaco,

A pedidos, ja estamos postando matérias sobre motos antigas e suas curiosidades, como seguinte matéria: http://mochileirogospel.blogspot.com.br/2013/03/voando-baixo-parte-i.html

A sua opnuião é sempre bem vinda.
Até o próximo;

Salema.

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