Olá amigos motomaníacos, nessa ultima parte da história você vai entender porque a BMW é o que é nos dias de hoje! Mas onde eu parei mesmo?!? Rsrs. Haaa, lembrei!!Eu estava contando que a BMW entrou no Paris-Dakkar na década de 80 com o modelo R80GS e ganhou seu primeiro título em 1983. E acreditem, os caras ganharam também em 1984 e 1985.
E
como não poderia deixar de ser, a moto caiu no gosto dos motociclistas que
gostavam de percorrer longas distâncias sem se preocupar com o terreno. Mas
eles não pararam por ai, logo depois veio a R100 GS com um designer mais
arrojado, em meio a tudo isso a BMW criava o “COMPACT DRIVE” ( o virabrequim conectado diretamente a caixa de câmbio), ainda em 1983 chegava o
primeiro motor de quatro cilindros da BMW que equipava a K100 e a K100RS, ambas com injeção eletrônica, e ainda
a K100RT que tinha a carenagem maior que a K100RS.
A série K completou-se com um motor de 740cc de três cilindros. Em 1987 a BMW lançou a R100GS, a maior enduro do mudo. E pasmem amigos, em 1988 os caras inovaram mais uma vez com um sistema de freio antibloqueio, mais conhecido como ABS. mas foi em 1991 quando a BMW comemorava a produção da milionésima unidade e preocupada com o meio ambiente, a BMW lançou varias tecnologias como o SAS ( Secondari Air Sistem), catalisadores e controle eletrônico digital de ignição. E só pra não perder o costume, adivinha?
A série K completou-se com um motor de 740cc de três cilindros. Em 1987 a BMW lançou a R100GS, a maior enduro do mudo. E pasmem amigos, em 1988 os caras inovaram mais uma vez com um sistema de freio antibloqueio, mais conhecido como ABS. mas foi em 1991 quando a BMW comemorava a produção da milionésima unidade e preocupada com o meio ambiente, a BMW lançou varias tecnologias como o SAS ( Secondari Air Sistem), catalisadores e controle eletrônico digital de ignição. E só pra não perder o costume, adivinha?
Ela
leva mais um Paris-Dakar em 1999 com uma F650 e em 2000 com nada mais nada
menos faturou os quatro primeiros lugares no Raly Dakar-Cairo. Ufa!
Agora quando você passar por uma moto dessas... ou melhor, se você for ultrapassado por uma moto dessas
saiba que aquele simbolo que ela carrega representa nada mais nada menos que
uma "Hélice" girando e tem o peso de quase 100 anos de muito
trabalho.
E
até hoje suas motos são conhecidas mundialmente pela sua alta tecnologia,
robustez, designer arrojado e confiabilidade.
É claro que muita coisa rolou nesse tempo todo e ainda vai rolar. Espero que tenham gostado, deixem seu comentário ou dê sua opinião abaixo.
E
não esqueça de conferir abaixo algumas fotos para comparar a evolução dessas
belas máquinas.
Clique
nelas para ver em seu tamanho original:
BMW F650 |
R850R |
BMW R1200GS |
S-1000RR-2012 |
Um forte abraço e até o próximo post .
Por: Anderson Salema.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos
2 Comentários:
Legal, gostei da matéria Salema.
Você poderia contar algo sobre a Ninja ou comentar sobre a Ninja 300?
Vlw,
Daniel
Olá Daniel, fico feliz que tenha gostado, pois o blog foi feito pensando em leitores que gostam de qualidade, e falando e qualidade, a Ninja é uma moto de qualidade mas para falar mais sobre a moto logo vou lançar uma ou mais matérias abordando o assunto 250cc e 300cc.
Abraços.
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