E quando a bateria fica fraca, troca ou não troca, eis a questão...
Muita gente acha que só porque a bateria da
moto está fraca ela precisa ser substituída, vamos agora quebrar esse mito. É
claro que o sistema não é tão simples, mas vou tentar explicar da forma mais
simples possível mesmo tendo que deixar alguns detalhes de fora.
A bateria não gera carga sozinha, ela apenas armazena a
energia gerada por uma fonte externa que no caso da moto essa fonte chama-se
estator ou em alguns casos alternador, que trabalha em conjunto com outra peça
fundamental chamada regulador de voltagem ou retificador. Ou
seja, o estator gera uma carga muito alta e insuportável para a
bateria e vários componentes elétricos da moto. O retificador segura grande parte dessa carga liberando
somente o que a bateria suporta.
Estator |
Quando o estator queima ele não gera energia, deixando a bateria sem a sua fonte de energia, e não renova a sua carga ou quando o retificador perde a sua capacidade, deixa passar excesso de energia podendo danificar a bateria.
Bobina de Faísca |
Já uma CG TITAN 125 2003 em diante, a ignição é dependente da bateria, pois não existe essa bobina, porque esse trabalho é feito pela bateria. Por isso se essa bateria não tiver carga, "não adianta dar tranco", rezar, bater tambor, fazer promessa etc...que a moto não vai funcionar. Lembrando que isso são só exemplos, pois existem inúmeras marcas e modelos de motos que usam um sistema ou outro.
Agora que você entendeu um pouquinho dos dois sistemas, vamos aos sintomas, para que você possa identificá-los na sua moto:
1 - As lampadas de farol e lanterna queimam com
frequência;
1.1 - O farol fica muito claro ou a claridade oscila
de médio para alto;
(Pode ser que o retificador esteja danificado gerando
sobrecarga no sistema).
2 - A buzina fica muito fraca quando é acionado o
freio ou o pisca da moto;
2.1 - As luzes do farol e lanterna estão fraca;
2.2 - O pisca só funciona quando você acelera a moto;
2.3 - Dificuldade na partida mesmo sendo pedal (ocorre
quando o sistema de ignição dependente da bateria);
2.4 - A moto morre quando acionado o pisca, buzina ou
freio - Também ocorre quando o sistema de ignição depende da bateria;
(Pode o estator estar queimado ou em curto, ou a bateria
necessita de carga).
Se você identificar um ou mais sintomas procure
imediatamente um profissional, pois ele poderá salvar a bateria da sua moto.
E para que você não perca a energia trocando... e
trocando... baterias, aqui vão as...
Dicas do Salema:
Dicas do Salema:
1. Nunca esqueça a chave no contato na posição ON
por muito tempo;
2. Sempre que desligar o motor, desligue também o
farol;
3.
Se precisar trocar a bateria faça antes uma
pequena revisão na parte elétrica da moto;
4.
Ao deixar a moto parada por vários dias desligue
os polos positivo(+) e negativo(-) da bateria;
5.Não faça adaptações em excesso na parte
elétrica, pois a bateria pode não suportar tanto luxo, ou lixo... quer dizer
capricho;
Bom amigos Motomaníacos, espero que tenham gostado, deixe seu comentário ou dê a sua opinião.
Por: Anderson Salema.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos
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