BATERIA FRACA, TROCA OU NÃO TROCA?

E quando a bateria fica fraca, troca ou não troca, eis a questão...

Muita gente acha que só porque a bateria da moto está fraca ela precisa ser substituída, vamos agora quebrar esse mito. É claro que o sistema não é tão simples, mas vou tentar explicar da forma mais simples possível mesmo tendo que deixar alguns detalhes de fora.

A bateria não gera carga sozinha, ela apenas armazena a energia gerada por uma fonte externa que no caso da moto essa fonte chama-se estator ou em alguns casos alternador, que trabalha em conjunto com outra peça fundamental chamada regulador de voltagem ou retificador. Ou
Estator
seja, o estator gera uma carga muito alta e insuportável para a bateria e vários componentes elétricos da moto. O retificador segura grande parte dessa carga liberando somente o que a bateria suporta.

Quando o estator queima ele não gera energia, deixando a bateria sem a sua fonte de energia, e não renova a sua carga ou quando o retificador perde a sua capacidade, deixa passar excesso de energia podendo danificar a bateria.

Bobina de Faísca
Por isso, em ambos os casos pode-se salvar a bateria se o diagnóstico for feito rapidamente. Lembrando que muita coisa muda de acordo com a marca, modelo ou ano da motocicleta. Por exemplo: Uma CG TITAN 125 até 2002 tem um sistema de ignição independente da bateria, entre as bobinas do estator, existe uma bobina especifica que serve só para gerar tensão direta para o CDI (Capacitor Discharge Induction). Por isso ela pode perfeitamente funcionar sem carga na bateria.

Já uma CG TITAN 125 2003 em diante, a ignição é dependente da bateria, pois não existe essa bobina, porque esse trabalho é feito pela bateria. Por isso se essa bateria não tiver carga, "não adianta dar tranco", rezar, bater tambor, fazer promessa etc...que a moto não vai funcionar. Lembrando que isso são só exemplos, pois existem inúmeras marcas e modelos de motos que usam um sistema ou outro. 

Agora que você entendeu um pouquinho dos dois sistemas, vamos aos sintomas, para que você possa identificá-los na sua moto:
1 - As lampadas de farol e lanterna queimam com frequência;
1.1 - O farol fica muito claro ou a claridade oscila de médio para alto;
 (Pode ser que o retificador esteja danificado gerando sobrecarga no sistema).
2 - A buzina fica muito fraca quando é acionado o freio ou o pisca da moto;
2.1 - As luzes do farol e lanterna estão fraca;
2.2 - O pisca só funciona quando você acelera a moto;
2.3 - Dificuldade na partida mesmo sendo pedal (ocorre quando o sistema de ignição dependente da bateria);
2.4 - A moto morre quando acionado o pisca, buzina ou freio - Também ocorre quando o sistema de ignição depende da bateria;
(Pode o estator estar queimado ou em curto, ou a bateria necessita de carga).
 
Se você identificar um ou mais sintomas procure imediatamente um profissional, pois ele poderá salvar a bateria da sua moto.
E para que você não perca a energia trocando... e trocando... baterias, aqui vão as...

Dicas do Salema:
1. Nunca esqueça a chave no contato na posição ON por muito tempo;
2. Sempre que desligar o motor, desligue também o farol;
3. Se precisar trocar a bateria faça antes uma pequena revisão na parte elétrica da moto;
4. Ao deixar a moto parada por vários dias desligue os polos positivo(+) e negativo(-) da bateria;
5.Não faça adaptações em excesso na parte elétrica, pois a bateria pode não suportar tanto luxo, ou lixo... quer dizer capricho;  

Bom amigos Motomaníacos, espero que tenham gostado, deixe seu comentário ou dê a sua opinião.
Um forte abraço e até o próximo post .  


Por: Anderson Salema. 
Mecânico especialista em Motos 
Propietário da Scooby Doo Motos



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