MOTOMANIACS O RETORNO


QUEM INVENTOU A MOTOCICLETA??
Saudações amigos motomaníacos, estou de volta depois de um  breve período de hibernação,  e acordei com  fome.
 Olha só o que eu achei para saciar minha fome, estava lá no fundo do baú, a origem, onde tudo começou, o motivo da nossa obsessão, ufa... “De onde veio a motocicleta”????
 E pra variar tem um alemão no meio!
O nome dele é Gottlieb Daimler, eu o declaro culpado!!!

 Ele nasceu em Cannstatt.  O engenheiro mecânico trabalhava na Gasmotoren Fabric Deutz,  e tinha como patrão, nada mais nada menos que, o inventor do motor de ciclo “Nikolaus Otto.” 
Mas nem tudo era um mar de rosas, pois Daimler  tinha  seus próprios projetos, e por isso foi demitido, é claro que Otto sendo um homem justo pagou a alta indenização tudo certinho.
 E com o bolso cheio de grana, não deu outra, Daimler passou a dedicar seu tempo em seus inventos.
 Mas Daimler precisava de um reforço, foi aí que surgiu Wilhelm Maybach, um ex colega de trabalho de onde Daimler trabalhava .
Os dois começaram a trabalhar juntos numa oficina improvisada , em 1855 surgiu então o primeiro motor de 264cc com 0,5 hp de força a 500 rpm, algo que para a época era inédito. O carrilhão, como era chamado o motor era movido a gás ,  Maybach desenvolveu uma espécie de carburador que tornava possível o uso da gasolina como combustível, mas não podiam informar isso pois o risco de explosão era muito grande, porque  na época  não era comum o uso da gasolina .
 Ótimo! Motor funcionando, e agora? Agora eles precisavam de um veículo, é claro...
 Isto nos leva a outra história, na verdade nos leva para a França,  mais a fundo, em 1790 para ser mais exato.
Draisiene
 O Conde de Sivrac inventou  o celerífero, uma bicicleta feita de madeira que era difícil de andar nela pois não havia guidão. O quê?!!  Não havia guidão??  Meu deus.... Bom, vamos voltar para a história. Chegamos em 1817 o Barão Drais aperfeiçoou o celerífero  instalando um garfo na roda dianteira e o batizou de Draisiene.
De volta para o futuro,  quando Daimler e seu amigo Maybach  precisavam de um veiculo para instalar o seu motor, foi ai que eles pensaram no celerífero, que se chamava Draisiene, e que para eles era apenas um biciclo,
 Para eles era perfeito pois era simples prático e barato. Em agosto de 1885 Daimler registrou  no Departamento Imperial de Patentes o seu invento, e o batizou de Einspur, um biciclo de madeira com rodas de apoio,( como essas de bicicletas para crianças) e o seu visível motor de 264cc com 0,5 hp de força a 500 rpm.
No mesmo ano eles testaram o veículo com a ajuda de Paul Daimler, um garoto de 16 anos, filho de Gottlieb Daimler  percorrendo os três quilômetros que separam a cidade de Cannsttat a Unterturkheim em meia hora, média de 6km/h. E como o objetivo era locomover um veículo mediante o uso de um motor, eles cumpriram o objetivo. “Felizes ficaram os cavalos da época pois ainda eram bem mais rápidos”.
Em 1894, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller aperfeiçoaram o projeto e batizaram de Motor Rad (roda motorizada). E disseram que era possível atingir a velocidade de 60 kmh . Mas como eram poucos os corajosos que ousariam andar a esta velocidade, foram poucos os compradores.
Sem falar que o enorme motor de 1500cc e 2hp falhava ou seja parava de funcionar em plena marcha, culpa da ignição por tubo incandescente que foi substituída pela magnética,  que trouxe melhora significativa ao rendimento do motor.
No mesmo ano, entravam no mercado das Motor Rad, os Werner, que eram franceses e foram eles que criaram a expressão “Motorcyclette” o primeiro a ser fabricado fora da Alemanha.
E da mesma forma surgiram vários engenheiros, inventores, empresários e até o governo gostou da ideia.
E apoiada pelo governo, surgiu a marca Italiana Bianchi em 1897. Ai vieram os Ingleses que adoram um evento chique, e em 1897organizaram em Surrey a primeira corrida de moto, Batizada de Motorcycle Scrambles.
No ano de 1898 , o engenheiro James Norton entrou no mercado e lançava sua própria marca a NORTON,
que ficou famosa ao vencer a primeira prova de moto velocidade no Tourist Trophy, lendário circuito de estrada da ilha de Man, Inglaterra.
Louis Perreaux
A quem diga que a motocicleta foi inventada pelo Americano Silvester Roper e o Francês Louis Perreaux, cada um em seu país e não se conheiam. Isso ocorreu em 1869, 16 anos antes de Daimler e Maybach ter testado o invento, Mas  a motocicleta de Roper e Perreaux era movida a vapor como os navios e as locomotivas da época e foram abandonadas em 1920.
E o mais curioso nessa história, é que Daimler, fez apenas uma motocicleta, passando a dedicar-se as quatro rodas, pois é conciderado também um dos pais do automóvel.

Se Daimler e Maybach estivessem vivos, ficariam boquiabertos com o que nós fazemos nos dias de hoje com o que eles inventaram há 150 anos atrás, e o quanto somos apaixonados por essas maquinas.

Bom amigos motomaníacos, espero que tenham gostado, deixe seu recado ou dê a sua opinião.
Um forte abraço e até o próximo post.                                                                                                

                               



Por: Anderson Salema (Scooby)
Mecânico Especialista em Motos
Proprietário da Scooby Doo Motos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário, logo mais estaremos postamos mais novidades.