QUEM INVENTOU A MOTOCICLETA??
Saudações amigos motomaníacos,
estou de volta depois de um breve
período de hibernação, e acordei
com fome.
Olha só o que eu achei para saciar minha fome,
estava lá no fundo do baú, a origem, onde tudo começou, o motivo da nossa obsessão,
ufa... “De onde veio a motocicleta”????
E pra variar tem um alemão no meio!
O nome
dele é Gottlieb Daimler, eu o declaro culpado!!!
Ele nasceu em Cannstatt. O engenheiro mecânico trabalhava na
Gasmotoren Fabric Deutz, e tinha como
patrão, nada mais nada menos que, o inventor do motor de ciclo “Nikolaus
Otto.”
Mas nem tudo era um mar de
rosas, pois Daimler tinha seus próprios projetos, e por isso foi
demitido, é claro que Otto sendo um homem justo pagou a alta indenização tudo
certinho.
E com o bolso cheio de grana, não deu outra,
Daimler passou a dedicar seu tempo em seus inventos.
Mas Daimler precisava de um reforço, foi aí
que surgiu Wilhelm Maybach, um ex colega de trabalho de onde Daimler trabalhava
.
Os dois começaram a trabalhar juntos
numa oficina improvisada , em 1855 surgiu então o primeiro motor de 264cc com
0,5 hp de força a 500 rpm, algo que para a época era inédito. O carrilhão, como
era chamado o motor era movido a gás ,
Maybach desenvolveu uma espécie de carburador que tornava possível o uso
da gasolina como combustível, mas não podiam informar isso pois o risco de
explosão era muito grande, porque na
época não era comum o uso da gasolina .
Ótimo! Motor funcionando, e agora? Agora eles
precisavam de um veículo, é claro...
Isto nos leva a outra história, na verdade nos
leva para a França, mais a fundo, em
1790 para ser mais exato.
Draisiene |
O Conde de Sivrac inventou o celerífero,
uma bicicleta feita de madeira que era difícil de andar nela pois não havia
guidão. O quê?!! Não havia guidão?? Meu deus.... Bom, vamos voltar para a
história. Chegamos em 1817 o Barão Drais aperfeiçoou o celerífero instalando um garfo na roda dianteira e o
batizou de Draisiene.
De volta para o futuro, quando Daimler e seu amigo Maybach precisavam de um veiculo para instalar o seu
motor, foi ai que eles pensaram no celerífero, que se chamava Draisiene, e que
para eles era apenas um biciclo,
Para eles era perfeito pois
era simples prático e barato. Em agosto de 1885 Daimler registrou no Departamento Imperial de Patentes o seu
invento, e o batizou de Einspur, um biciclo de madeira com rodas de apoio,(
como essas de bicicletas para crianças) e o seu visível motor de 264cc com 0,5
hp de força a 500 rpm.
No mesmo ano eles testaram o
veículo com a ajuda de Paul Daimler, um garoto de 16 anos, filho de Gottlieb
Daimler percorrendo os três quilômetros
que separam a cidade de Cannsttat a Unterturkheim em meia hora, média de 6km/h.
E como o objetivo era locomover um veículo mediante o uso de um motor, eles cumpriram
o objetivo. “Felizes ficaram os cavalos da época pois ainda eram bem mais
rápidos”.
Em 1894, os alemães Heinrich
Hildebrand e Alois Wolfmuller aperfeiçoaram o projeto e batizaram de Motor Rad (roda motorizada). E disseram que era possível atingir a
velocidade de 60 kmh . Mas como eram poucos os corajosos que ousariam andar a
esta velocidade, foram poucos os compradores.
Sem falar que o enorme motor de
1500cc e 2hp falhava ou seja parava de funcionar em plena marcha, culpa da
ignição por tubo incandescente que foi substituída pela magnética, que trouxe melhora significativa ao
rendimento do motor.
No mesmo ano, entravam no
mercado das Motor Rad, os Werner, que eram franceses e foram eles que criaram a
expressão “Motorcyclette” o primeiro a ser fabricado fora da Alemanha.
E da mesma forma surgiram vários
engenheiros, inventores, empresários e até o governo gostou da ideia.
E apoiada pelo governo, surgiu a
marca Italiana Bianchi em 1897. Ai vieram os Ingleses que adoram um evento
chique, e em 1897organizaram em Surrey a primeira corrida de moto, Batizada de
Motorcycle Scrambles.
No ano de 1898 , o engenheiro
James Norton entrou no mercado e lançava sua própria marca a NORTON,
que ficou famosa ao vencer a
primeira prova de moto velocidade no Tourist Trophy, lendário circuito de
estrada da ilha de Man, Inglaterra.
Louis Perreaux |
A quem diga que a motocicleta
foi inventada pelo Americano Silvester Roper e o Francês Louis Perreaux, cada
um em seu país e não se conheiam. Isso ocorreu em 1869, 16 anos antes de Daimler e Maybach ter testado o invento, Mas a motocicleta de Roper e
Perreaux era movida a vapor como os navios e as locomotivas da época e foram abandonadas em 1920.
E o mais curioso nessa história, é que Daimler, fez apenas uma motocicleta, passando a dedicar-se as quatro rodas, pois é conciderado também um dos pais do automóvel.
Se Daimler e Maybach estivessem
vivos, ficariam boquiabertos com o que nós fazemos nos dias de hoje com o que
eles inventaram há 150 anos atrás, e o quanto somos apaixonados por essas
maquinas.
Bom amigos motomaníacos, espero que tenham gostado, deixe seu recado ou dê a sua opinião.
Um forte abraço e até o próximo post.
Por: Anderson Salema (Scooby)
Mecânico Especialista em Motos
Proprietário da Scooby Doo Motos
Bom amigos motomaníacos, espero que tenham gostado, deixe seu recado ou dê a sua opinião.
Um forte abraço e até o próximo post.
Por: Anderson Salema (Scooby)
Mecânico Especialista em Motos
Proprietário da Scooby Doo Motos
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por deixar o seu comentário, logo mais estaremos postamos mais novidades.