O que é e como funciona a injeção eletrônica ??
ECU |
Nessa matéria vou
explicar um pouco como funciona, e quais são as vantagens dessa tecnologia tão importante
nos dias de hoje, a injeção eletrônica.
A injeção eletrônica é composta por um grupo de sensores,
atuadores e uma central, mais conhecida como Módulo ou ECU (Electronic Control Unit- Unidade Eletrônica de Controle).
Ao virar a chave da moto entram em ação os seguintes
sensores:
1)
Sensor de temperatura do ar de admissão
2)
Sensor de pressão absoluta do coletor de
admissão
3)
Sensor de oxigênio
4)
Sensor de temperatura do motor
5)
Sensor da posição da árvore de manivelas
(Virabrequim, biela e pistão)
6)
Sensor da posição do acelerador.
A bomba de combustível é o único atuador que também é acionado
ao virar a chave da moto, mas é só para pressurizar o combustível no sistema, e
isso leva em média 3 segundos.
A ECU recebe as informações enviadas pelos sensores, analisa
e compara essas informações com valores pré estabelecidos e de acordo com
elas envia comandos aos seguintes
atuadores:
1)
Bomba de combustível (responsável por manter a
pressão de combustível adequada no bico injetor)
2)
Bico injetor (responsável por pulverizar e
controlar a injeção de combustível adequada na câmara de combustão)
3)
Bobina de ignição(responsável por controlar a
centelha na vela de ignição de acordo com a posição da árvore de manivelas)
4)
Válvula de controle de ar de marcha lenta (responsável
por manter o motor funcionando sem a necessidade do acelerador).
Lembrando que, quanto mais tecnologia agregada, mais funções
o módulo acumula, como por exemplo o ABS. Ufa...
Bom, agora que vocês
já foram devidamente apresentados, vamos
as vantagens que isso tudo nos proporciona.
TBI (Throttle Body Injection) |
Economia de combustível, pois a injeção trabalha de acordo com o ambiente e
combustível utilizado, ao contrário do bom e velho carburador, que não se
importa com nada disso despejando combustível à vontade.
Menos manutenção, embora a manutenção seja mais cara requer
menos visitas ao mecânico pois a injeção não tem peças móveis como boia, agulha
de boia, pistonete, agulha de pistonete etc...
Comodidade, pois não precisa de afogador para dar partida de manhã ou quanto tiver aquele frio de rachar, pois a injeção reconhece a temperatura ambiente e a do motor mantendo o motor mais acelerado e com mistura mais rica até que atinja a temperatura ideal.
Comodidade, pois não precisa de afogador para dar partida de manhã ou quanto tiver aquele frio de rachar, pois a injeção reconhece a temperatura ambiente e a do motor mantendo o motor mais acelerado e com mistura mais rica até que atinja a temperatura ideal.
Além disso a injeção
possibilita o uso de etanol, gasolina ou a mistura dos combustíveis nos
modelos flex ou bi combustível.
Menor índice de poluição, pois a injeção atua de acordo com
as condições de trabalho do motor evitando desperdício ou seja, queima
excessiva de combustível.
Aí você pergunta, _Nossa!! com tantos sensores, é mais fácil
de haver uma pane e me deixar apé?
Claro que não! Pois os sensores são muito confiáveis, e
dependendo do sensor que fique inoperante a moto não para de funcionar, pois o
trabalho da ECU é manter o motor funcionando a qualquer custo, ela
automaticamente detecta a falta daquele sensor e passa a trabalhar em modo de emergência,
com um parâmetro pré programado visando proteger o motor, por exemplo:
SONDA |
Você já ouviu falar na famosa “SONDA LAMBDA” dos carros? E
que quando ela da defeito o carro passa a gastar mais combustível e fica
falhando? Então... Essa bendita “sonda lambda” tem na moto, mas com outro nome,
ou melhor dizendo outros nomes dependendo do fabricante.
A moto gasta mais porque na falta das informações obtidas
pelo sensor em questão, a ECU manda o
sistema injetar mais combustível visando proteger o motor de um possível
superaquecimento, pois pouca gente sabe, mas a falta de combustível gera
superaquecimento dilatando o pistão ocasionando
a quebra do motor.
Pois é amigos, o
futuro embora tardio finalmente chegou aposentando os carburadores. E pra você
que pretende, ou já possui uma moto com injeção eletrônica, aqui vai uma
injeção de...
Dicas do salema:
1)
Evite andar com pouco combustível no tanque,
pois pode danificar a bomba de combustível, E no caso de pane seca reze para
não ter queimado a bomba, pois ela é um componente elétrico que funciona o
tempo todo enquanto o motor está ligado, e por isso esquenta, lembre-se de que
dentro do tanque não bate vento, e o único modo de manter a bomba fria é ter
combustível no tanque.
BICO INJETOR |
BOMBA DE COMBUSTÍVEL |
2) Fuja dos combustíveis“baratinhos”, pois quase
sempre estão adulterados e podem danificar não só a bomba e o bico, mas o motor
da moto
3)
Nas motos flex, evite usar só o etanol por muito
tempo, pois o etanol deixa resíduo, (uma espécie de goma) no filtro da bomba e
no bico causando o seu entupimento.
4)
Fuja dos picaretas que dizem limpar os bicos com
jato de ar, pois pode danificar a mola interna do bico que ele nem sabe que
existe, pois existem equipamentos para fazer esse trabalho.
5)
Se por ventura a moto tombar, não de a partida
imediatamente, desligue a chave espere alguns segundos e ligue novamente, pois
se ela morreu é porque o sensor de inclinação fez o seu trabalho que é não
deixar a moto funcionar tombada.
6)
Tranco na moto, esqueça, pois a injeção é
totalmente dependente da bateria, repare o defeito ou vai ficar a pé.
7)
Nunca! eu disse, Nunca!! Tente tirar a bateria da
moto com o motor ligado pois queima imediatamente o módulo (ECU).
8)
Não desconecte cabos com a chave ligada, porque
a ECU detecta isso como erro ou defeito, e armazena em sua memória que fica
cheia de informações de erros que na verdade não existiram, só porque você quis dar uma de sabido.
9)
Evite fazer mudanças no motor como, trocar comando de
válvulas, aumentar cilindrada etc... pois não da para regular essa parafernália
sem a ajuda de um reprogramador. Não acredite quando o picareta disser que a
injeção se alto regula. Ou na linguagem do picareta : “Se alto regula a si
mesma”.
10) Existem ECUs que são reprogramáveis e outras não, neste caso existem no mercado ECUs reprogramáveis capazes de tirar todo o proveito do motor, seja ele original ou tunado (modificado).
10) Existem ECUs que são reprogramáveis e outras não, neste caso existem no mercado ECUs reprogramáveis capazes de tirar todo o proveito do motor, seja ele original ou tunado (modificado).
Fique atento que
na próxima matéria vou explicar: Como, quando e por que limpar os bicos injetores.
É isso aí amigos motomaníacos, espero que tenham gostado,
deixe seu recado ou dê a sua opinião, curta também a nossa pagina no facebook.
Um forte abraço e até o próximo post.
Por: Anderson Salema (Scooby)
Mecânico Especialista em Motos
Proprietário da Scooby Doo Motos
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