INJEÇÃO ELETRÔNICA E SUAS VANTAGENS

O que é e como funciona a injeção eletrônica ??
ECU
 Nessa matéria vou explicar um pouco como funciona, e quais são  as vantagens dessa tecnologia tão importante nos dias de hoje, a injeção eletrônica.
A injeção eletrônica é composta por um grupo de sensores, atuadores e uma central, mais conhecida como Módulo ou ECU (Electronic Control Unit-  Unidade Eletrônica de Controle).
Ao virar a chave da moto entram em ação os seguintes sensores:
1)      Sensor de temperatura do ar de admissão
2)      Sensor de pressão absoluta do coletor de admissão
3)      Sensor de oxigênio
4)      Sensor de temperatura do motor
5)      Sensor da posição da árvore de manivelas (Virabrequim, biela e pistão)
6)      Sensor da posição do acelerador.
A bomba de combustível é o único atuador que também é acionado ao virar a chave da moto, mas é só para pressurizar o combustível no sistema, e isso leva em média 3 segundos.
A ECU recebe as informações enviadas pelos sensores, analisa e compara essas informações com valores pré estabelecidos e de acordo com elas  envia comandos aos seguintes atuadores:
1)      Bomba de combustível (responsável por manter a pressão de combustível adequada no bico injetor)
2)      Bico injetor (responsável por pulverizar e controlar a injeção de combustível adequada na câmara de combustão)
3)      Bobina de ignição(responsável por controlar a centelha na vela de ignição de acordo com a posição da árvore de manivelas)
4)      Válvula de controle de ar de marcha lenta (responsável por manter o motor funcionando sem a necessidade do acelerador).
Lembrando que, quanto mais tecnologia agregada, mais funções o módulo acumula, como por exemplo o ABS. Ufa...
 Bom, agora que vocês já foram  devidamente apresentados, vamos as vantagens que isso tudo nos proporciona.
TBI (Throttle Body Injection)
Economia de combustível, pois a injeção trabalha de acordo com o ambiente e combustível utilizado, ao contrário do bom e velho carburador, que não se importa com nada disso despejando combustível à vontade.
Menos manutenção, embora a manutenção seja mais cara requer menos visitas ao mecânico pois a injeção não tem peças móveis como boia, agulha de boia, pistonete, agulha de pistonete etc...
Comodidade, pois não precisa de afogador para dar partida de manhã ou quanto tiver aquele frio de rachar, pois a injeção reconhece a temperatura ambiente e a do motor mantendo o motor mais acelerado e com mistura mais rica até que atinja a temperatura ideal.
Além disso a injeção  possibilita o uso de etanol, gasolina ou a mistura dos combustíveis nos modelos flex ou bi combustível.
Menor índice de poluição, pois a injeção atua de acordo com as condições de trabalho do motor evitando desperdício ou seja, queima excessiva de combustível.
Aí você pergunta, _Nossa!! com tantos sensores, é mais fácil de haver uma pane e me deixar apé?
Claro que não! Pois os sensores são muito confiáveis, e dependendo do sensor que fique inoperante a moto não para de funcionar, pois o trabalho da ECU é manter o motor funcionando a qualquer custo, ela automaticamente detecta a falta daquele sensor e passa a trabalhar em modo de emergência, com um parâmetro pré programado visando proteger o motor, por exemplo:
SONDA
Você já ouviu falar na famosa “SONDA LAMBDA” dos carros? E que quando ela da defeito o carro passa a gastar mais combustível e fica falhando? Então... Essa bendita “sonda lambda” tem na moto, mas com outro nome, ou melhor dizendo outros nomes dependendo do fabricante.
A moto gasta mais porque na falta das informações obtidas pelo sensor em questão, a ECU manda   o sistema injetar mais combustível visando proteger o motor de um possível superaquecimento, pois pouca gente sabe, mas a falta de combustível gera superaquecimento dilatando o pistão ocasionando  a quebra do motor.
 Pois é amigos, o futuro embora tardio finalmente chegou aposentando os carburadores. E pra você que pretende, ou já possui uma moto com injeção eletrônica, aqui vai uma injeção de...
Dicas do salema:
1)      Evite andar com pouco combustível no tanque, pois pode danificar a bomba de combustível, E no caso de pane seca reze para não ter queimado a bomba, pois ela é um componente elétrico que funciona o tempo todo enquanto o motor está ligado, e por isso esquenta, lembre-se de que dentro do tanque não bate vento, e o único modo de manter a bomba fria é ter combustível no tanque.
BICO INJETOR
BOMBA DE COMBUSTÍVEL
        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               2)  Fuja dos  combustíveis“baratinhos”, pois quase sempre estão adulterados e podem danificar não só a bomba e o bico, mas o motor da moto 
3)      Nas motos flex, evite usar só o etanol por muito tempo, pois o etanol deixa resíduo, (uma espécie de goma) no filtro da bomba e no bico causando o seu entupimento.
4)      Fuja dos picaretas que dizem limpar os bicos com jato de ar, pois pode danificar a mola interna do bico que ele nem sabe que existe, pois existem equipamentos para fazer esse trabalho.
5)      Se por ventura a moto tombar, não de a partida imediatamente, desligue a chave espere alguns segundos e ligue novamente, pois se ela morreu é porque o sensor de inclinação fez o seu trabalho que é não deixar a moto funcionar tombada.
6)      Tranco na moto, esqueça, pois a injeção é totalmente dependente da bateria, repare o defeito ou vai ficar a pé.
7)      Nunca! eu disse, Nunca!! Tente tirar a bateria da moto com o motor ligado pois queima imediatamente o módulo (ECU).
8)      Não desconecte cabos com a chave ligada, porque a ECU detecta isso como erro ou defeito, e armazena em sua memória que fica cheia de informações de erros que na verdade não existiram, só porque você  quis dar uma de sabido.
9)      Evite fazer mudanças no motor como, trocar comando de válvulas, aumentar cilindrada etc... pois não da para regular essa parafernália sem a ajuda de um reprogramador. Não acredite quando o picareta disser que a injeção se alto regula. Ou na linguagem do picareta : “Se alto regula a si mesma”.
10) Existem ECUs que são reprogramáveis e outras não, neste caso existem no mercado ECUs reprogramáveis capazes de tirar todo o proveito do motor, seja ele original ou tunado (modificado).

     Fique atento que na próxima matéria vou explicar: Como, quando e por que limpar os bicos injetores.

É isso aí amigos motomaníacos, espero que tenham gostado, deixe seu recado ou dê a sua opinião, curta também a nossa pagina no facebook.
Um forte abraço e até o próximo post.



Por: Anderson Salema (Scooby)
Mecânico Especialista em Motos
Proprietário da Scooby Doo Motos



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