Qual dono de moto que nunca se preocupou com o nível do óleo do motor?
Quem nunca pensou em dar aquela famosa completada no óleo?
Foi pensando nisso que que resolvemos abordar esse tema na matéria dessa semana. Se você é uma dessas pessoas fique sabendo que essa prática tão bem intencionada pode prejudicar o moto, principalmente quando não se tem certeza do que esta fazendo, porque óleo demais também faz mal.
Vou explicar o que acontece: O motor em funcionamento gera pressão causada pelo movimento da árvore de manivela (virabrequim, biela e pistão), essa pressão é aliviada por uma saída de ar localizada na parte de trás do motor ou na tampa do cabeçote que envia esse ar diretamente ao filtro de ar.
Quando ha excesso de óleo, o motor expele esse excesso, esse excesso é enviando diretamente ao filtro de ar que fica obstruído e não deixando passar o ar que vem de fora para alimentar o carburador ou a injeção eletrônica, sendo assim podem acontecer vários sintomas como:
Partida difícil, Motor falhando, Alto consumo de combustível, Baixo desempenho em altas rotações, Vazamento nos retentores, A moto não funciona. O mais grave é o vazamento na junta do cilindro ou do cabeçote tendo que desmontar o motor para trocar as juntas. Se você reconheceu alguns desses sintomas e faz essa prática ainda há esperança para seu motor.
Para evitar que isso ocorra, aqui vão as dicas:
Se esta acostumas a trocar o óleo nas máquinas de troca de óleo a vácuo é bom desconfiar, pois muitas vezes elas não drenam corretamente.Se mesmo assim em último caso você precisar completar o óleo (o que não recomendo), pois é melhor resolver o problema do motor do que ficar gastando dinheiro com litros de óleo, se mesmo assim precisar efetuar esse processo em uma urgência complete pouco a pouco medindo o nível com o "motor totalmente frio" para que não haja equivoco na medição. e Assim que possível leve ao um mecânico para efetuar o processo de troca de óleo da forma correta.
Se mesmo assim, você ainda não entendeu o processo, bateu aquela duvida?
Escreva para nós ou comente abaixo e teremos prazer em responder as dúvidas de vocês.
Um forte abraço e até o próximo post.
Se mesmo assim, você ainda não entendeu o processo, bateu aquela duvida?
Escreva para nós ou comente abaixo e teremos prazer em responder as dúvidas de vocês.
Um forte abraço e até o próximo post.
Por: Anderson Salema.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos.
Mecânico especialista em Motos
Propietário da Scooby Doo Motos.
2 Comentários:
Muito boa a matéria, quando será a próxima?
Obrigado, As matérias serão postadas toda sexta feira e a proxima vira com ótimas novidades
Postar um comentário
Obrigado por deixar o seu comentário, logo mais estaremos postamos mais novidades.